Mais uma série especial vai chegando ao fim aqui no Sundaycooks e com ela uma sugestão camarada de roteiro de três dias em Lima com todos os posts e dicas que publicamos sobre a cidade.
Calma, calma, ainda temos muita informação para escrever sobre outros destinos mais ao sul do Peru.
Este roteiro compila as principais atrações de Lima, nossas dicas de restaurantes e hotéis, bem como informações sobre transporte e compras na cidade.
Onde ficar em Lima
Dicas de hospedagem e informações sobre quais são os melhores bairros para se hospedar, você encontra nesses posts bem detalhados:
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Dicas de hotéis em Lima: do básico ao luxo
- Ofertas de hotéis em Lima
Roteiro de três dias em Lima no Peru
Ao chegar em Lima, duas dúvidas surgirão rapidamente: uma sobre qual moeda levar e a outra sobre como se locomover na cidade. Mas não se preocupe, todas as dicas estão aqui.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Veja nossas dicas sobre moeda local:
Como o transporte público em Lima não é muito eficiente, o ideal é utilizar os táxis (que são bem baratinhos) como explicamos abaixo:
O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.
Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.
Dia 1 – Centro histórico de Lima e arredores
Check-in feito, é hora de começar a conhecer a cidade.
Centro Histórico
Comece seu dia visitando o centro histórico de Lima. Ele já sofreu muito com terremotos, incêndios e descasos políticos, mas suas construções clássicas coloniais estão sendo, aos poucos, restauradas enquanto o policiamento na região é reforçado.
A bela Plaza de Armas deve ser seu ponto de partida. Conheça com calma o Palácio Episcopal e a Catedral de Lima – exemplos marcantes do barroco peruano – e o Palácio do Governo, sempre cercado por militares.
De lá, siga para o Museu Bodega y Quadra que conta a história da cidade desde suas ruínas mais antigas até os objetos de famílias tradicionais encontrados por ali.
À direita da Plaza de Armas fica um dos patrimônios da Unesco e pontos mais diferentes e curiosos do centro de Lima: a Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande, onde se encontram grandes catacumbas cobertas por ossadas.
- Palácio Episcopal e Catedral de Lima
- A Bela Plaza de Armas de Lima
- O novo Museu Bodega y Quadra de Lima
Os museus interessantes da região
Em um dos prédios históricos do centro de Lima fica o interessante museu do Banco Central de Reserva del Perú. Seu acervo traz um resumo da história da arte no país, passando por peças arqueológicas dos períodos incas e pré-incas até pinturas do século XIX e XX.
Só o prédio e o jardim que envolve o museu MALI já valem a visita. Com uma proposta interessante que mescla salas com obras bem contemporâneas e acervos arqueológicos, o museu é o endereço certo para grandes exposições temporárias.
Mercados de Lima
Uma visita à capital peruana não está completa sem uma passadinha pelos tradicionais mercados da cidade. Com pouco tempo disponível, sugiro uma visita ao Mercado de Surquillo, prato cheio para quem é curioso, para quem curte gastronomia e para quem quer conhecer outros hábitos. No mercado você encontrará uma variedade incrível de grãos, temperos e frutas de sabores ricos e inusitados.
Depois de um longo dia, a dica é descansar e aproveitar um dos principais atrativos de Lima: a boa gastronomia. Se você gosta desse assunto ou quer conhecer os melhores restaurantes da cidade, leve o post abaixo na bagagem e divirta-se provando cada novo sabor.
Dia 2 – Ruínas pré-incas, Museu Larco e Miraflores
Museu Larco
Um roteiro por Lima não estaria completo sem uma visita ao Museu Larco, considerado um dos mais importantes acervos do país. São mais de 3 mil anos de história peruana retratados através de diversos tipos de objetos arqueológicos.
Querendo aprofundar-se no tema arqueologia, siga para o Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú que fica próximo ao Museu Larco.
Aceita uma sugestão de lugar incrível para almoçar? A fome deve aparecer depois dessa chuva de informações históricas, então pegue um táxi até o restaurante El Mercado, um dos nossos endereços favoritos na cidade.
Assim você estará pronto para visitar Miraflores e as outras ruínas dessa região.
Ruínas pré-incas
Entre San Isidro e Miraflores ficam dois endereços muito interessantes para quem quer conhecer mais sobre a cultura pré-inca e as ruínas históricas de Lima: Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca.
Os passeios são complementares e mostram aspectos de diferentes culturas, suas arquitetura e organização social.
- Sítios Arqueológicos de Lima: Huaca Pucllana, Huallamarca e Pachacámac
- Pachacámac, perto de Lima, por que não recomendamos o passeio
Para terminar o dia, nada melhor do que aproveitar o pôr do sol de frente para o mar no Parque do Amor, todo inspirado nas obras de Gaudí.
Ao lado do parque fica um dos shoppings mais bonitos da cidade e endereço favorito de muitos turistas: o Shopping Larcomar.
Na hora do jantar é só escolher uma sugestão da nossa lista de testados e aprovados.
Dia 3 – Barranco, Museu Oro, Tour de Bike e gastronomia
Você pode começar seu último dia na cidade visitando o Museu Oro, um pouco mais afastado do burburinho da região de San Isidro e Miraflores, e de lá seguir até o renovado e descolado bairro de Barranco.
Uma visita ao MATE e uma volta pelos bares, restaurantes e lojas do bairro Barranco também não poderiam ficar de fora desse roteiro, pois é nessa região que está o melhor da vida boêmia limenha, além das lojas mais descoladas da cidade.
É lá também que fica o Hotel B, um hotel com um conceito “arte-boutique” onde é possível, mesmo que você não seja hóspede, curtir um bom drink em meio a belas obras de artistas locais e renomados.
- Dédalo: uma loja de artesanatos em Lima pra lá de legal
- MATE: Museo Mario Testino de Lima, o endereço da arte e da fotografia
- 5 programas essenciais em Lima
Sobrando tempo na sua programação, há vários passeios diferentes em Lima como tours de bicicleta por Miraflores, voos de parapente e aulas de gastronomia.
Veja também:
Lima combina com?
Lima é a porta de entrada às cultura inca e pré-inca. Como está praticamente no meio do país, ela combina com todas as cidades, como Cusco, Machu Picchu, Valle Sagrado, Arequipa, Puno e até com o norte do país como Trujillo e Chiclayo 😉
- Como ir de uma cidade a outra no Peru?
- Dicas para montar uma viagem redondinha pelo Peru.
- Como ir de Lima a Cusco e Machu Picchu?
Gente é minha primeira viagem e fiz uma bobagem comprei as passagens antes de fazer o roteiro, entao estou com 15 dias para o peru sem saber o que fazer…pensei em 3 dias em LIma, usando todas as dicas do site eestou na duvida se pego um voo para Arequipa, depois de arequipa para Puno, Puno para cusco e fazer o vale sagrado e depois machu pichu e voltar para cusco, em seguida lima…rsrs Ah inclui o passeio no lago titicaca e vistar as ilhas urca…ou se isso tudo vai ficar cansativo e oneroso, ou se saio de lima para cusco e de la para puno e não faço arequipa…mas acho que vou ficar com dias sobrando….Alguem pode me dar uma dica de preencher esses dias? já que achei que 15 dias seria sufiente..bem ate daria, pois teria nacza tb..mas ai acho que ficaria muito caro. Alguem pode me ajudar??? chegarei em lima as 11:00 de 04/11
Oi, Josiane.
Sei que montar uma viagem para o Peru geralmente acarreta em um montão de dúvidas. Comece por esse post que já tem tudo bem mastigadinho e no final você ainda encontra algumas sugestões de roteiro pelo país: https://sundaycooks.com/dicas-para-montar-uma-viagem-pelo-peru-redondinha/
Qualquer dúvida, é só perguntar 😉
Minha dica para você que chega dia 04 em Lima seria aproveitar para ir no sábado / domingo(06.11.2016 no coliseo ( tipo um ginásio do ibirapuera daqui) onde terá o segundo sulamericano de patinação artística no gelo. Além do campeonato farão show de abertura e para nós brasileiros que não temos quase oportunidades de ter eventos no gelo fica a minha dica.
Que ótima dica, Carmen!
Obrigada por compartilhar.
O Salto del Fraile é lindíssimo, eu recomendo!
Mas não tem ônibus para lá, então vá até Barranco e tome um táxi para o Salto, até que é rapidinho, uns 10 minutos. Mas peça para o taxista te esperar para voltar, pois também não passam muitos táxis por lá.
Obrigado pela dica Ana 😀
Eu estive no centro de Lima em um sábado e me arrependi, pois vários museus estavam fechados. Melhor planejar para um dia de semana para ter a chance de ver tudo.
Oi Natalie.
Deixa eu passar algumas dicas aqui no site para ajudar o pessoal.
Sou casada com um peruano, de Lima. Vivemos em SC e vamos cada 3 anos ao Peru.
Tem muita coisa para se fazer em Lima. O MÍNIMO de dias que eu recomendo são 3.
DICA 1) Vi que alguém pediu acima sobre as ILHAS PALOMINO.
Cara, foi o um dos MELHORES PASSEIOS que já fiz no Peru!! Vou explicar.
Não se trata de um simples passeio de barco, com direito a MERGULHO com LEÕES MARINHOS.
É um dia todo que se passa na cidade vizinha à Lima, o Callao (mesma cidade do aeroporto e do porto).
É FENOMENAL!!
A) Pega-se um táxi com destino ao Callao, para Marina Yatch Club ou Plaza Grau (que fica ao lado da marina). Leva de 30 a 40min pra se chegar, dependendo de onde se está hospedado. Sair pelas 7h do hotel. Dá tempo para bater fotos na Plaza Grau, do Porto do Callao, e redondezas antes de abrir a marina. IMPORTANTE: passar protetor solar antes pq tem um mormaço fdp e muito vento que vai te deixar um camarão ardido já na volta E COMPRAR numa farmácia que tem perto um remédio para MAREO (pq com certeza você vai enjoar. A lancha balança em vários pontos do percurso, que dura ida/mergulho/volta cerca de 4h). Vale cada minuto.
B) Na Marina sai uma lancha pelas 10h, com um capitão (esqueci o nome) parecendo o Sr Leôncio do desenho Pica-Pau e seu imediato, com destino Islas: Palomino, El Frontón, San Lorenzo e Cavinzas. Dispõe de trajes de neoprene, coletes, tiram fotos enqto estamos mergulhando com os leões marinhos (tudo incluso). Se paga o passeio antes do embarque U$50 (out/2013). O capitão vai explicando todo o trajeto e sua biodiversidade marinha que não se vê em outros lugares e, mergulha junto, por 1º até. Tudo muito seguro! O mergulho é IMPERDÍVEL!! Confesso que antes de pular na água se sente um cheiro forte, por causa dos leões, mas sério, VOCÊ NÃO PODE PERDER a chance de mergulhar no pacífico, ao lado dos Leões (ou lobos) marinhos, pq isso NUNCA mais vai acontecer. No término do passeio, pode-se tomar banho no banheiro da Marina grátis.
Almoçar num boteco ali perto, sandubas típicos, com carne de pernil e outras opções simples, pq não tem mt opção nessa área.
C) Ao lado da marina, encontra-se o Museo Submarino ABTAO. Infelizmente estava em reforma qdo fui, mas dizem que é um passeio bacana, guiado, dentro e em cima do submarino. Algo ÚNICO tbm.
D) De fronte à marina está o Museo Naval del Perú, com toda a rica história naval do país. Sugiro que antes de entrar na marina confiram os horários de visitação no Museo, pq fecham em determinados horários.
E) Ao lado direito do Museo Naval, tem uma praça grande, com exposição ao ar livre, grátis, de diversos carros antigos, motos, helicópteros, etc pertencentes aos exército e polícia do Peru. Muito massa para tirar fotos e conhecer um pouco da cultura policial deles.
F) Atrás do Museo Naval há a FORTALEZA REAL FELIPE. Um passeio formidável, guiado, numa fortaleza do séc XVIII, que defendeu o porto peruano de piratas, corsários e em muitas outras batalhas. Dentro, muitos itens das guerras em exposição, canhões, tanques, armas, estátuas dos heróis espanhóis e incas, quadros, fardamento, ferramentas de tortura, maquetes, etc. Com uma rica explicação da construção da fortaleza e demais fatos que envolveram o forte. Entrada 10 soles. Atualmente tem inclusive visitação noturna “de terror”, passando pelas áreas onde ficavam os presos, escravos, etc. Hoje a fortaleza pertence ao exército peruano e, alí tbm funciona a escola militar juvenil do país. SUPER LEGAL este passeio!!
Ou seja, um dia inteiro com um passeio tudo um na frente/lado do outro, que VALE MUITO A PENA meeeeesmo!!!
DICA 2) Compras de decoração, lembranças, chullos (tocas), luvas, chales, etc
Sem dúvida local MAIS BARATO para comprar essas coisas no Peru é ao lado do Convento SANTO DOMINGO, no centro. É uma casa antiga, 2 pisos, onde se encontra grande número de vendedores de tudo que é item para se fazer artesanato (e olha que artesão não falta no Peru kkkkk) e tbm coisas prontas, que o pessoal de lá compra para revender aos turistas, em quantidade, por isso o preço é realmente MAIS BARATO. Então se vc comprar 10 canetas típicas, ou uma dúzia (docena) de qqr chaveiro, dedoche, brincos, imãs, etc um mais lindo e diferente que o outro, vc consegue melhor preço ainda do que comprando unitário. IMPERDÍVEL!!!
DICA 3) Paseo Mágico de Águas
Sério, é mt lindo!! Vou cada vez que viajo ao Peru. O passeio é livre e custa 5 soles. Somente à noite e tem um show com lasers e som nas fontes (que ocorrem em horário fixo sempre, acho 2 ou 3 x por noite só)
DICAS DIVERSAS)
A) Huaca Pucclana é bem legal e ir somente nesta huaca é o suficiente, pq é a mais avançada na escavação. O restaurante é mt caro; Era 12 soles a entrada e dura 1:30h+-.
B) Aproveitando o passeio caminhando Parque do Amor, Passeio Parque Sunset, Parque Salazar, aredores Shopping Larcomar e, se vc tiver uma grana sobrando, SALTE DE PARAPENTE na praça perto do Parque del Amor no fim da tarde. O por do sol é INCRÍVEL e a vista do Pacífico neste horário é uma imagem que nunca mais vai sair da sua cabeça. Acho que custava 160 soles com instrutor saltando junto e 180 soles com direito a filmagem que eles dão (não pode filmar o voo sozinho :/ ).
C) Tem vários museus em Lima, mas o mais completo de todos, sem dúvidas, é o Larco Herrera. Vale muito a pena pq conta a história de todo o Peru, todas as regiões, desde o tempo antes dos incas até a época da invasão espanhola. Conta com riquíssima coleção de artefatos, roupas, jóias, armas, louça etc. No mesmo local tem um Museo Erótico, que tbm é mt interessante, pois retrata as diversas culturas peruanas, representadas por esculturas diversas. Tem ainda no pátio do museu um pet de estimação que circula, que é a única raça de cão peruana, que é desprovido de pelos. Bem diferente! Custa 30 soles a entrada única e dura 1:30h+-. RECOMENDO muito este passeio.
D) O passeio no Convento San Francisco com tour pelas catacumbas no final tbm é bacana. Não pode bater foto dentro, mas é guiado e custa só 7 soles. Vale a pena tbm pq conta sobre a rica história religiosa do país, influenciada pela chegada dos espanhóis.Mesmo para quem não é católico (meu caso), acho imperdível. Do lado de fora, a clássica foto com os milhares de ratos com asas (ups, pombas).
E) MIRAFLORES: Passeio caminhando Praça C. Miraflores, Parque Kennedy, Iglesia Medalla Milagrosa, Anfiteatro
Em 3 dias, dá para fazer tudo isso. Tem muuuuuito mais!!!!
😀 Espero que ajude no roteiro de alguém
Oi, Michelle.
Que comentário incrível! Obrigada por compartilhar suas dicas por aqui 😀
O que você acha de transformarmos essa dica do passeio em um post bem bacana? Se você gostar da ideia, vamos conversar por email?
Valeu!
Michelle Betina Hansen
Suas dicas são maravilhosas
Coisa de profissional
Também adoramos!
Michelle,
Esse passeio das ILHAS PALOMINO também seria lega em Maio? porque ja é inverno.
Oi, Nair.
Esse passeio é muito parecido com o das Ilhas Ballestas, perto de Ica. Deve ser mais interessante nos dias sem chuva 😉
Muito boa as dicas. Fui ao Peru e fico feliz de ver um roteiro pela capital, que muitas vezes é esquecida, pois o foco é Cuzco.
Interessante que há um lugar em Lima esquecido até mesmo pelos locais e que me proporcionou uma experiência incrível. É o Salto Del Fraile. Conta a história que um frade, ao fugir da prisão, saltou do alto das rochas pro mar. Há um ator que refaz esse salto ao vivo. Fizeram um restaurante de mesmo nome no local.
A região tem uma vista única, pobre em vegetação, mas rica em formações rochosas. As fotos ficaram lindas.
Recomendo ir na hora do almoço. O restaurante é satisfatório e a experiência é única. Merece a visita!
Que ótima dica, Flávio.
Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui 🙂
Pessoal em Lima tem hon pon hon off? Se tiver qual a melhor empresa e valor?
Existe sim, Raphael.
A empresa que o opera esse passeio é aquela mais famosa dos ônibus vermelhos – a sightseeing
https://city-sightseeing.com/es/72/lima