Mais uma série especial vai chegando ao fim aqui no Sundaycooks e com ela uma sugestão camarada de roteiro de três dias em Lima com todos os posts e dicas que publicamos sobre a cidade.
Calma, calma, ainda temos muita informação para escrever sobre outros destinos mais ao sul do Peru.
Este roteiro compila as principais atrações de Lima, nossas dicas de restaurantes e hotéis, bem como informações sobre transporte e compras na cidade.
Onde ficar em Lima
Dicas de hospedagem e informações sobre quais são os melhores bairros para se hospedar, você encontra nesses posts bem detalhados:
- Onde ficar em Lima e quais os melhores bairros?
- Dicas de hotéis em Lima: do básico ao luxo
- Ofertas de hotéis em Lima
Roteiro de três dias em Lima no Peru
Ao chegar em Lima, duas dúvidas surgirão rapidamente: uma sobre qual moeda levar e a outra sobre como se locomover na cidade. Mas não se preocupe, todas as dicas estão aqui.
Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks
Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!
Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.
Veja nossas dicas sobre moeda local:
Como o transporte público em Lima não é muito eficiente, o ideal é utilizar os táxis (que são bem baratinhos) como explicamos abaixo:
O Sunday conta tudo (tudo mesmo) o que você precisa saber para viajar para Lima no nosso ebook.
Não perca tempo, adquira o seu e leia pelo smartphone ou tablet enquanto viaja para o Peru.
Dia 1 – Centro histórico de Lima e arredores
Check-in feito, é hora de começar a conhecer a cidade.
Centro Histórico
Comece seu dia visitando o centro histórico de Lima. Ele já sofreu muito com terremotos, incêndios e descasos políticos, mas suas construções clássicas coloniais estão sendo, aos poucos, restauradas enquanto o policiamento na região é reforçado.
A bela Plaza de Armas deve ser seu ponto de partida. Conheça com calma o Palácio Episcopal e a Catedral de Lima – exemplos marcantes do barroco peruano – e o Palácio do Governo, sempre cercado por militares.
De lá, siga para o Museu Bodega y Quadra que conta a história da cidade desde suas ruínas mais antigas até os objetos de famílias tradicionais encontrados por ali.
À direita da Plaza de Armas fica um dos patrimônios da Unesco e pontos mais diferentes e curiosos do centro de Lima: a Basílica Menor e Convento de São Francisco o Grande, onde se encontram grandes catacumbas cobertas por ossadas.
- Palácio Episcopal e Catedral de Lima
- A Bela Plaza de Armas de Lima
- O novo Museu Bodega y Quadra de Lima
Os museus interessantes da região
Em um dos prédios históricos do centro de Lima fica o interessante museu do Banco Central de Reserva del Perú. Seu acervo traz um resumo da história da arte no país, passando por peças arqueológicas dos períodos incas e pré-incas até pinturas do século XIX e XX.
Só o prédio e o jardim que envolve o museu MALI já valem a visita. Com uma proposta interessante que mescla salas com obras bem contemporâneas e acervos arqueológicos, o museu é o endereço certo para grandes exposições temporárias.
Mercados de Lima
Uma visita à capital peruana não está completa sem uma passadinha pelos tradicionais mercados da cidade. Com pouco tempo disponível, sugiro uma visita ao Mercado de Surquillo, prato cheio para quem é curioso, para quem curte gastronomia e para quem quer conhecer outros hábitos. No mercado você encontrará uma variedade incrível de grãos, temperos e frutas de sabores ricos e inusitados.
Depois de um longo dia, a dica é descansar e aproveitar um dos principais atrativos de Lima: a boa gastronomia. Se você gosta desse assunto ou quer conhecer os melhores restaurantes da cidade, leve o post abaixo na bagagem e divirta-se provando cada novo sabor.
Dia 2 – Ruínas pré-incas, Museu Larco e Miraflores
Museu Larco
Um roteiro por Lima não estaria completo sem uma visita ao Museu Larco, considerado um dos mais importantes acervos do país. São mais de 3 mil anos de história peruana retratados através de diversos tipos de objetos arqueológicos.
Querendo aprofundar-se no tema arqueologia, siga para o Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú que fica próximo ao Museu Larco.
Aceita uma sugestão de lugar incrível para almoçar? A fome deve aparecer depois dessa chuva de informações históricas, então pegue um táxi até o restaurante El Mercado, um dos nossos endereços favoritos na cidade.
Assim você estará pronto para visitar Miraflores e as outras ruínas dessa região.
Ruínas pré-incas
Entre San Isidro e Miraflores ficam dois endereços muito interessantes para quem quer conhecer mais sobre a cultura pré-inca e as ruínas históricas de Lima: Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca.
Os passeios são complementares e mostram aspectos de diferentes culturas, suas arquitetura e organização social.
- Sítios Arqueológicos de Lima: Huaca Pucllana, Huallamarca e Pachacámac
- Pachacámac, perto de Lima, por que não recomendamos o passeio
Para terminar o dia, nada melhor do que aproveitar o pôr do sol de frente para o mar no Parque do Amor, todo inspirado nas obras de Gaudí.
Ao lado do parque fica um dos shoppings mais bonitos da cidade e endereço favorito de muitos turistas: o Shopping Larcomar.
Na hora do jantar é só escolher uma sugestão da nossa lista de testados e aprovados.
Dia 3 – Barranco, Museu Oro, Tour de Bike e gastronomia
Você pode começar seu último dia na cidade visitando o Museu Oro, um pouco mais afastado do burburinho da região de San Isidro e Miraflores, e de lá seguir até o renovado e descolado bairro de Barranco.
Uma visita ao MATE e uma volta pelos bares, restaurantes e lojas do bairro Barranco também não poderiam ficar de fora desse roteiro, pois é nessa região que está o melhor da vida boêmia limenha, além das lojas mais descoladas da cidade.
É lá também que fica o Hotel B, um hotel com um conceito “arte-boutique” onde é possível, mesmo que você não seja hóspede, curtir um bom drink em meio a belas obras de artistas locais e renomados.
- Dédalo: uma loja de artesanatos em Lima pra lá de legal
- MATE: Museo Mario Testino de Lima, o endereço da arte e da fotografia
- 5 programas essenciais em Lima
Sobrando tempo na sua programação, há vários passeios diferentes em Lima como tours de bicicleta por Miraflores, voos de parapente e aulas de gastronomia.
Veja também:
Lima combina com?
Lima é a porta de entrada às cultura inca e pré-inca. Como está praticamente no meio do país, ela combina com todas as cidades, como Cusco, Machu Picchu, Valle Sagrado, Arequipa, Puno e até com o norte do país como Trujillo e Chiclayo 😉
- Como ir de uma cidade a outra no Peru?
- Dicas para montar uma viagem redondinha pelo Peru.
- Como ir de Lima a Cusco e Machu Picchu?
Vcs são ótimos! estão me ajudando muito! estou indo ao peru pela primeira vez, agora em março. estou desbravando todas as suas postagens acerca deste país! Obrigado!
Obrigado, André! Espero que sua viagem seja ótima 🙂
Olá! Estou indo passar 4 dias e meio em lima, sendo que chego no sábado (27/02/16) já na hora do almoço. Gostaria de sugestão do que fazer no fim de tarde/começo de noite do primeiro dia e também saber se vale fazer o tour na cidade já no domingo, digo isso por questão de segurança pelo fato do comércio estar fechado e pela possibilidade de entrar para visitar o interior desses monumentos históricos. Ficaremos hospedados em Miraflores e irei somente com meu esposo. Eu sou adorando as dicas!
Oi, Roberta.
No primeiro dia vocês podem descansar ou se estiverem muito animados, podem tentar fazer um tour de bike pela orla de Miraflores na altura do shopping Larcomar.
Eu acredito que não tem problema visitar as atrações no domingo, apesar do comércio estar fechado. A cidade tem recebido muitos turistas e vale investir nesse passeio mesmo assim 😉
Só tome os mesmo cuidados que você tomaria ao visitar qualquer grande cidade brasileira e não dê bobeira com seus pertences.
Olá!
Teremos apenas 2 dias em Lima e gostaria de saber qual é o museu imperdível. Gostamos de museu, mas gostamos muito de passear pelas ruas, parques… Acho que se formos a muitos museus não teríamos tempo para o resto 😉 O que sugerem?
Oi Renata.
Museu imperdível em Lima é o Museu Larco. Depois, é preciso visitar a Huaca Pucllana e o centro histórico com suas catedrais e igrejas 🙂
Aqui no Brasil é comum alguns pontos turísticos e atrações terem horários alternativos no domingo e até fechar domingo ou segunda. Como temos um domingo e uma segunda no nosso roteiro em Lima, queria saber se vocês tem essa informação, para planejar direitinho sem dar com a cara na porta de nenhum museu!!
Obrigada!!
Bem lembrado, Flávia.
Eu preciso acrescentar esse post com esses dados, mas se você clicar nos links indicados ou procurar os sites oficiais vai encontrar as informações com os horários de funcionamento mais atualizadas 😉
Olá!!
Adorando ver todas dicas de Lima!! Obrigada!!
Uma dúvida que não encontrei resposta em nenhum post… Vale a pena fazer city tour em Lima??
Em geral, quando se chega pela primeira vez em uma cidade é uma opção interessante para ter uma idéia geral da cidade e dos lugares a conhecer depois..
Oi Maria. Eu não acho que seja necessário fazer o tour em Lima não. Eu fiz na minha última viagem e achei bem marromeno.
Estou indo para o Peru dia 28/08 e o blog está sendo muito útil para planejar a viagem. Gostaria de seber se alguém da equipe do sundaycooks fez (ou ouviu falar de alguém que tenha feito) o passeio pelas Islas Palomino. Vale a pena ? Se sim, qual a melhor agência para contratar. Obrigada
Oi, Caroline. Tudo bem?
Que bom que o blog está ajudando!
Ainda não recebemos nenhum relato de leitor que tenha feito o passeio pelas Islas Palomino. Me pareceu algo como o passeio pelas Islas Ballestas (https://sundaycooks.com/peru-passeando-pelas-ilhas-ballestas-e-reserva-nacional-de-paracas/)
Você pode consultar uma das agências citadas por outros leitores neste post ou pedir uma recomendação na recepção do seu hotel
https://sundaycooks.com/agencia-de-viagem-do-peru-indicacao/
Qualquer dúvida, é só perguntar!
Oi, tudo bem Caroline?
Demais seu site, vários países interessantes e nos colocando em dúvida em qual…kkkkk
Como vi que conhece Lima e Santiago queria uma ajuda pois estou com uma dúvida danada.rsrs
Sou fã da arquitetura e estrutura européia e já conheci, Espanha, Holanda e Paris, e queria algo próximo a isso aqui na América do Sul, e como vi Santiago e Lima talvez possa me ajudar. Vamos lá…
Vou com minha esposa e bebe de um ano e quatro meses na época da viagem, entre fevereiro e março, e queria saber qual me indicaria pelo que escrevi a respeito da europa acima…
Pensei em fazer assim: santiago uns 3 a 4 dias e mendoza ou puerto varas, ou, lima uns 3 a 4 dias mais Arequipa, ou Trujilo, ou Ica com Paracas.
Pensando em estrutura de lugares, valores, o que me indicaria?
Obrigado pela atenção e ajuda.
Oi, Caio. Tudo bem?
Difícil responder essa questão, porque são destinos com características e personalidades bastante opostas.
O combinado Santiago / Mendoza (ou Puerto Varas) também uma estrutura hoteleira e de passeios bem redondinha para quem viaja com crianças.
Se você busca conhecer mais sobre a colonização espanhola e sua arquitetura barroca, Arequipa e Cusco são ótimos exemplos disso e fazem uma boa dobradinha com Lima. Mas não espere encontrar as mesmas características dos países que você já visitou, são perfis diferentes e tão interessantes quanto 😉
Qualquer dúvida é só perguntar!
Bom dia Sundaycooks!
Infelizmente sugiro excluir da lista visitar o Mercado Central de Lima no Peru. O lugar está mais para uma 25 de março e até a Feira da Madrugada no Brás em São Paulo.
Oi, Emílio.
Realmente o mercado central de Lima é uma experiência bem curiosa.
Natalie, boa noite!
Tudo bem e com você?
Estava pensando realmente no lado do bebe também… acho que ficar somente em Santiago, até porque também o orçamento está um pouco apertado, até por isso infelizmente não poderei ir para o leste europeu que tinha programado, mas realizarei meu sonho,rsrsrsrs.
Então vi que da para aproveitar Santiago e redondezas com tranquilidade e ficando uns 8 dias para passear, sem contar chegada e saída, porque posso ficar 4 dias em Santiago, quero pernoitar em vina e val, para ir sem correria, ou até mesmo fazer dois bate voltas, um para cada cidade, e quero conhecer demais Cajon de Maipo, e como vou no verão será tranquilo para o baby.
Meu roteiro ficaria assim, veja se está bom?
Santiago -4 a 5 dias, meio dia para vinicola e compras entre esses dias;
Cajon de Maipo – 1 dia;
Vina e Valparaiso – 2 dias;
ou
Santiago – 4 dias, com um bate volta para vina e val e uma vinicola, sem cajon de maipo;
Mendoza ou Puerto Varas(dúvida cruel, se puder me ajudar, não sou fã de vinicola, mendoza queria pela cidade que achei uma graça) – 2 a 3 dias.
O que me diria Natalie?
Desculpe pelo incomodo e muito obrigado desde já pela paciência e atenção.
Oi, Caio 🙂
As vezes precisamos adiar nossos planos de viagem, mas tenho certeza que uma hora você vai conseguir visitar o leste europeu 😉
Acho a região de Santiago um destino bem tranquilo para viajar com um bebê pequeno. A cidade tem bons restaurantes, parques abertos, shoppings, museus e ainda dá pra aproveitar várias cidades vizinhas. Só leve em consideração que o custo de vida por lá é maio ou menos como São Paulo ou Rio de Janeiro.
Se você não é fã de vinícolas, acho que vale mais a pena fazer um bate e volta e conhecer algo no Valle de Casablanca do que investir em alguns dias em Mendoza.
Você tem 10 dias no total? Ou 8? Dá pra aproveitar bastante! Dependendo de como ficar a organização dos passeios bate e volta é possível até incluir uma esticada até Puerto Varas 😉
Pessoal,
não sou muito de escrever comentários, mas tinha que compartilhar essa dica com vocês. Estive em Lima esse mês (set/2016), depois de fazer o roteiro clássico Cusco/Puno/Arequipa, e dei muita sorte pois tive uma excelente surpresa. Estava fazendo um tour pela Catedral/Museu da Catedral e fui informado por uma das guias da Catedral que às 17h sairia um tour rumo às catacumbas do Convento de São Francisco. E o melhor, você pagava o quanto quisesse ao guia. Fiquei dando uma volta pela Praça de Armas e às 17h, retornei à Catedral sem muitas expectativas (afinal, praticamente de graça, né…). Mas eu estava enganado, o passeio foi sensacional. O guia, Richard Ramirez, começou o tour na própria calçada da Catedral e deu um show explicando sobre a importância de todos aqueles prédios ao redor. Enquanto caminhávamos rumo ao Convento (15 min de caminhada) ele ia contando a história de Lima, do Peru e da América Latina, que estava impregnada naqueles prédios. Falou sobre a vida e a morte de Francisco Pizarro e até sobre a guerra contra o Chile, mas de uma maneira nada cansativa e mostrando onde as coisas tinham acontecido. Chegando ao convento, outro show. Eles nos mostrou detalhes que certamente passariam despercebidos por um olhar desatento, e falou sobre assuntos que nenhum outro guia citou. As catacumbas são um show à parte. O tour, no total, durou quase uma 1h30 e, como combinado, ao final ele pediu apenas uma contribuição de quem quisesse e pudesse ajudar. O pior é que teve gente que não deu nem uma moedinha para ele. Fiquei tão contrariado que decidi que, ao voltar para o Brasil, ia fazer propaganda dele nos sites que me ajudaram a montar meu roteiro. Ele realmente merece. Então, fica a dica. Quem precisar de mais informações, o e-mail dele é [email protected]. Como ele é um guia oficial de turismo lá, com certeza deve dar para combinar outros tours com ele. Se forem tão bons quanto foi esse do Convento, vale muito a pena.
Que ótima dica, Renan! Obrigada por compartilhar sua experiência por aqui 😀